• OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Aula prática da disciplina de Ciências foi ministrada para estudantes do 6º ano, pela professora Rita Murça. O objetivo é conscientizar os alunos a respeito dos cuidados com o meio ambiente, através da produção de um aquecedor solar reciclado.

O aquecedor solar reciclado é um exemplo de preservação ambiental, produzido por garrafas PET. É uma alternativa sustentável que preserva o meio ambiente e pode ser utilizada na propriedade domiciliar e rural. A montagem foi feita em sala de aula, de forma simples e com baixo custo, com supervisão e auxílio da professora Rita Murça. “Somos conscientes das facilidades e conforto que toda essa gama de embalagens nos proporciona, mas é visível o impacto ambiental que causam quando descartadas de maneira errada e irresponsável”, revela a docente.

Finalidade

“Com o propósito de dar um destino útil às embalagens, surgiu-nos a ideia de aplicá-las num aquecedor solar alternativo, em sintonia com nossa preocupação na adoção, sempre que possível, por sistemas ecologicamente corretos. Em consequência dos resultados obtidos, com um projeto extremamente simples e barato, sentimos que poderíamos dar um destino coletivo, à implantação do mesmo”, explica.

O aquecedor solar é o componente que merece especial atenção, por ser o mesmo responsável direto para o bom desempenho de um sistema de aquecimento solar. Com o propósito de simplificar o corte, foi adotado um único tamanho para as garrafas: 2 litros. A educadora aproveitou o interesse dos alunos em participar e os incluiu em cada etapa de montagem.

Cuidados especiais

Ainda segundo Rita, “faz necessária no cuidado que devemos ter no manuseio com as garrafas pet, enfim, com o lixo em geral. As precauções são quanto à procedência das embalagens, com o propósito de evitarmos o contágio de doenças extremamente graves, um exemplo, o contato com a urina de ratos que causa a leptospirose”.

Anna Louisa Narciso