O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecerá nos dias 05 e 12 de novembro, mas as inscrições já foram abertas no dia 08 de maio (segunda) e vão até o dia 19.

A preparação para Enem acontece muito tempo antes da prova. Alunos do colégio Indyu se dedicam para obterem os melhores resultados na prova. A estudante Carine Morais Balieiro está no 3º ano do ensino médio e se prepara para  ingressar-se no curso de Odontologia. “Não é a primeira vez que faço a prova do Enem e estou me preparando para alcançar uma boa pontuação, para fazer Odontologia em Faculdade pública”, diz Carine.

O Enem esse ano terá muitas novidades, entre elas a aplicação em dois fins de semana, o que facilita e dá tempo para que os candidatos descansem. A aluna Isabela Almeida Martins, 17 anos, está concluindo o ensino médio este ano. Isabela ainda não sabe o curso que irá fazer, mas sabe da importância da prova do Enem. “Apesar de não ter decidido qual área pretendo seguir, ter bons resultados no Enem é muito importante e isso requer muita dedicação”, conta Isabela.

A professora Karine Gontijo ministra aulas de Biologia na instituição e sempre frisa a importância de se preparar para provas. “Sempre incentivamos e direcionamos os estudantes para sua área de interesse. Quem ainda não se decidiu, como a Isabela, orientamos a fazer testes de aptidão para descobrir em qual área se encaixa melhor. Na primeira aula do ano, temos o costume de instruir a montar um horário de estudo, para quem não tem hábito, comece aos poucos e vai aumentando gradativamente”.

Karine explica que os alunos sempre se sentem pressionados com a situação. “Busco trabalhar com eles a necessidade de entender que não é preciso ser 8 ou 80, pode-se encontrar um meio termo, pois se tenta ser só 80 o estresse toma conta, então é importante mostrar a eles que outras atividades devem fazer parte de sua vida. As provas e simulados também servem para a preparação, apresentando como funcionam os processos seletivos”, completa.

Anna Louisa Narciso