Nesta quinta-feira, 20, ocorreu no auditório do colégio Indyu, palestra que teve como público alvo, os alunos do terceiro ano do ensino médio. A atividade teve o objetivo de expor as várias carreiras e áreas de atuação oferecidas àqueles que pretendem ingressar na carreira administrativa ou jurídica.

A palestra faz parte de um projeto desenvolvido por uma universidade juntamente com o Serviço de Assistência Jurídica Gratuita Itinerante (S.A.J. Itinerante). Com o auxílio deste programa, o S.A.J. Itinerante pondera a importância da escolha profissional e delimita a mostrar as reais carreiras oferecidas pelas áreas jurídicas e administrativas.

O objetivo do Programa S.A.J.- Itinerante é, além da difusão da informação, viabilizar o acesso à Justiça aos mais necessitados, fazendo a conexão entre a população e os órgãos públicos competentes, aproximando a universidade da comunidade da qual faz parte. O Programa, através de seus acadêmicos, capacitados pelos professores do S.A.J. Itinerante, também realiza palestras com temas relevantes acerca do mundo jurídico para os mais variados públicos (crianças, jovens, adultos e idosos), além da organização de seminários e congressos, envolvendo toda a comunidade acadêmica local.

A palestra foi ministrada pelos próprios acadêmicos do curso de Direito, sob orientação do professor especialista. “É muito importante para o acadêmico exercer essas atividades extraclasse, pois o mesmo tem a oportunidade de sair dos muros da universidade e trazer uma contribuição para a sociedade, além de colocar seu aprendizado teórico e prático em funcionamento. Isso propicia um retorno bastante positivo tanto para o acadêmico, quanto para a sociedade”, explicou Marcelo Brito, mestre em desenvolvimento social e professor orientador da Unimontes.

“Muitas pessoas não conseguem chegar a uma conclusão e acabam entrando na faculdade sem refletir muito sobre o curso escolhido. Também não é raro encontrar profissionais descontentes com sua carreira atual e sem saber se continuam a investir na profissão ou começam algo completamente novo”, pondera Gabriela Emily, acadêmica do 8° período do curso de Direito, que já atua na área da Justiça Federal, como estagiaria. Gabriela ainda aponta que é muito importante agregar estes projetos, pois pouco a pouco, você alcança seus objetivos assim decididos e vai possuindo uma proximidade com as áreas de atuação, na qual Emily deseja ser docente como carreira secundária.

O acadêmico do décimo período do curso de Direito João Ângelo, ministrou a palestra sobre a carreira administrativa. Ele já atua no meio corporativo e conta que é muito importante trazer a parte teórica e principalmente aliar-se com a prática, pois dentro do mercado empresarial existe o “know-how”, ou seja o conhecimento técnico que possuímos terá bastante peso dentro do mercado. A metodologia do palestrante foi mesclada junto ao seu conhecimento teórico com suas vivencias no ambiente de trabalho. “O nosso objetivo é através da palestra, mostrar de forma prática de como funciona o ambiente corporativo e também o mundo jurídico”, finaliza João Ângelo.

Victor Araújo

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *