Acadêmicos do 5º período do curso de Gastronomia Funorte participaram de atividade avaliativa baseada no programa Master Chef. A proposta era que os alunos preparassem um prato com base na Confeitaria. O evento, que aconteceu no dia 13 de dezembro, no campus JK da Funorte, contou com a presença de avaliadores e foi organizado pelo professor Flávio Coutinho, que ministra a disciplina Panificação e Confeitaria.

Segundo o professor, o objetivo do evento foi desafiar o aluno a criar algo novo. “A proposta de trabalho é trazer para o aluno o desafio de usar os conhecimentos adquiridos durante o curso, e usar esse conhecimento para criar algo diferente. Além de proporcionar que ele exerça a rotina de produção, organização, trabalho em equipe e pesquisa”, frisou.

Durante a apresentação dos pratos, os alunos foram avaliados seguindo critérios de logística, oratória e desempenho no preparo. Para Thiago Lopes, acadêmico da turma, ressalta sobre a receita que criaram e a importância da valorização de ingredientes regionais. “Foi nosso último dia aula e tivemos o Masterchef de confeitaria, onde tínhamos que fazer uma preparação, usando como tema a confeitaria brasileira e sua diversidade. A sobremesa escolhida foi um cheesecake de Queijo Minas com Doce de Leite, Farofa de Paçoca e Caramelo, o que traz produtos que são elementos da gastronomia brasileira, uma forma de valorizar nossa culinária regional que possuem ingredientes tão ricos em sabores”, destacou.

O estudante frisa, ainda, sobre o curso proporcionar a vivência de momentos que se assemelham com os que terão na profissão. “Os momentos vividos na academia foram essenciais pra minha formação profissional, pois foi nela que aprendi como se aplicar as técnicas corretas, montagens de cardápios, harmonização de pratos, ingredientes, além de toda a parte para a gestão de um negócio, o que me coloca a disposição no mercado de trabalho não só atuando na cozinha como Chef, mas também em áreas como gestões, consultorias e diversos comércios que estão ligados à gastronomia em geral. Ser gastrólogo é além da realização de um sonho, é poder servir através de nosso trabalho, contribuindo para experiências ainda maiores, concluiu.

Greiciely Rodrigues