Os jogos começarão amanhã na quarta-feira (22) e alunos-atletas foram inscritos em várias modalidades

A abertura do JEMG 2017 foi realizada na manhã desta terça-feira (21) na Praça de Esportes. As disputas acontecerão dos dias 21 a 28 de março no Ginásio da Praça de Esportes e Ginásio Ana Lopes. Os jogos são promovidos anualmente, através de parceria entre o governo estadual e as prefeituras, com o objetivo de promover a prática esportiva entre a população escolar, além de revelar talentos no esporte.

Como representa um evento esportivo-educacional de grande relevância para o colégio e alunos, o JEMG já se fez presente na vida do atleta Carlos Ettiene Antunes Campos de Oliveira, estudante do 2º ano do ensino médio. Com apenas 15 anos já levou o troféu de Melhor de Minas no basquete, no ano de 2016, através do colégio Indyu. “Participar dos jogos me proporcionou muitas experiências boas, fiz amigos, viajei, tive contato com muitas pessoas, foi muito engrandecedor, espero que este ano seja tão bom quanto o anterior”.

O Colégio Indyu participará nas seguintes modalidades: Futsal masculino módulo I, Basquete masculino módulo I, Basquete Feminino Módulo I e Basquete Masculino módulo II, estreando nesta quarta-feira (22) com o time de basquete masculino e feminino.

Para o Professor Edward Martins, é fundamental fomentar a prática do esporte com fins educativos, pois além de possibilitar a identificação de talentos esportivos, contribui para o desenvolvimento integral do aluno como ser e social democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania.

A diretora administrativa pedagógica da instituição Karina Almeida Fagundes esteve presente na abertura dos jogos para motivar a participação dos alunos. “Creio que o esporte seja em sua total relevância um facilitador no processo de ensino e aprendizagem, trazendo consigo a disponibilidade e o comprometimento da aprendizagem coletiva sobre disciplina, regras, normas e convívio social. O JEMG nos proporciona a integração comum, entre tantas equipes. São atletas-alunos distintos com a mesma finalidade: dar o seu melhor”, disse Karina.

Nesta fase municipal, cerca de 400 alunos-atletas competirão nas modalidades futsal, basquete, handebol, voleibol e xadrez, nas categorias masculino e feminino. Os melhores colocados se classificam para a etapa Microrregional, que será disputada também em Montes Claros, no final de maio. De acordo o professor Rubem Ribeiro, a participação dos alunos no torneio é importante para sociabilização deles. “Eles têm muita interação, socialização, estimula e melhora o rendimento escolar, além de revelar novos talentos”, afirma.

Anna Louisa Narciso