Com o intuito de promover uma discussão sobre o suicídio e fundamentar a ideia da campanha Setembro Amarelo, estudantes do curso de Psicologia, do turno matutino da Fasi, participaram nesta segunda-feira, 26, do Cine Borboleta.

O filme apresentado foi Ensine-me a viver, dirigido por  Hal Ashby. No longa, Harold (Bud Cort), rapaz de 20 anos com obsessão pela morte, passa seu tempo indo a funerais e simulando suicídios, um dia conhece Maude (Ruth Gordon), uma senhora de 79 anos apaixonada pela vida. Eles passam muito tempo juntos e, durante esta intensa convivência, ela o apresenta a beleza da existência.

Ângela Fernanda, professora responsável pela comissão de eventos artísticos do curso de Psicologia da Fasi, fala a respeito do desenvolvimento do Cine Borboleta que contou com uma mesa de comentários formada pelo professor e jornalista Elpídio Rocha Neto e pelos docentes Monica Alves e Antônio Cezar, ambos Psicólogos. “A escolha do filme partiu dessa temática de abordagem ao suicídio. Estamos em setembro, mês escolhido como símbolo da campanha que busca a prevenção para que as pessoas não tirem suas próprias vidas. A intenção dessa amostra de filmes é despertar em alunos e profissionais da área uma reflexão a cerca de um assunto difícil de debater em sala de aula. Queremos mostrar como discussões como essas, podem contribuir não somente para a prevenção do suicídio, mas, para a formação dos acadêmicos de Psicologia,” disse.

Thallysson Nunes, acadêmico do 4º período de Psicologia, falou sobre a importância do filme que leva o profissional a atentar-se em questões sobre a vida, que muitas vezes requerem uma maior atenção. “O filme traz consigo fatos e fenômenos subjetivos sobre a vida. Diante disso, enquanto profissionais da saúde, devemos ter percepção critica e buscar intervir em situações que possam ocasionar o suicídio. Mobilizar-se a falar sobre a sensibilidade da vida, é fundamental”, contou.

Ingrid Neves