Nesta terça-feira, 07 de novembro, acadêmicos do 1º período do curso de Medicina Funorte participaram de aula de simulação de acesso venoso periférico, ministrada pelo docente Tadeu Nunes, que ministra a disciplina Habilidades de cuidado e manejo.

Durante a prática, os estudantes utilizaram um braço de manequim e, após, fizeram o procedimento em um colega. Para o professor, esta experiência é importante, pois ensina o aluno a lidar com a prevenção de infecções na corrente sanguínea, desde o início da graduação. “Tendo em vista que o médico lida com este procedimento em diversas áreas como a terapia intensiva, a anestesia ou cirurgia na área vascular, esta aula é fundamental para que, já no primeiro período, os alunos tenham contato com a parte prática da disciplina que envolve a prevenção da sepsia”, frisou.

Segundo a acadêmica, Larissa Carneiro, esta técnica é fundamental para aprimorar suas habilidades. “A prática a partir dos primeiros períodos faz com que comecemos a aprimorar nossas habilidades o quanto antes, de forma segura e com auxílio. Aprendemos como lidar com os pacientes bem cedo, para que ao final da faculdade possamos sair médicos mais humanizados e habilidosos para exercer nossa profissão. É um prazer imenso poder colocar em prática o que estudamos e saber que isso só incrementa a nossa formação e resultará em um melhor atendimento aos nossos pacientes futuramente”, concluiu a estudante.

Greiciely Rodrigues