Parceria existe há dois anos e já beneficiou mais de cem alunos de quatro cursos da instituição

Evoluir, crescer e aprender a conviver em sociedade. Depois, profissionalizar-se em busca de um sonho, uma estabilidade financeira e até mesmo “ser alguém na vida”.

Realizada na última quarta-feira, 22, a reunião do PET/GRADUA SUS, veio enfatizar a importância dessa parceria com a prefeitura da cidade, além dos benefícios que os acadêmicos recebem ao participarem dessa inciativa.

O coordenador do curso de Medicina, Dr. Evandro Barbosa dos Anjos, identificou bem o que essa parceria vem acrescentar aos acadêmicos do curso e em quê eles podem se espelhar para o futuro :

Esse programa busca integrar os cursos de medicina, odontologia, fisioterapia e enfermagem proporcionando uma integração do estudante com o programa do SUS com a formulação do currículo”.

Mas essa experiência vai além do campo profissional. As áreas de atuação estão a todo momento exigindo dos futuros profissionais um novo conceito  para a prática, é o que afirma a coordenadora do curso de Enfermagem, Leila Siqueira, “o objetivo maior é de oferecer ao aluno a experiência de vivenciar o dia a dia da equipe profissional. E, de também, vivenciar e experimentar todo o trabalho da equipe de atuação”.

Todos uniformizados, inclusive os acadêmicos que integram o programa, mostrando a importância dessa identificação, reforçaram o significado dele, é o que afirma a acadêmica do 5º período de Enfermagem, Nadine Teixeira: “ essa é uma experiência engrandecedora e única. Todos os acadêmicos que participam do projeto podem vivenciar na prática um programa que realmente funciona na cidade como o Saúde da Família”.

Jairo Evangelista Nascimento, coordenador adjunto do curso de Odontologia, explica de onde surgiu essa iniciativa “esse é uma iniciativa do Ministério da Saúde com o Ministério da Educação que incentiva e favorece a integração e ensina o serviço em comunidade. Ele oportuniza espaços de prática para a vivência dos acadêmicos nos espaços de atenção primária à saúde”.

Essa é mais uma das parcerias que as Faculdades Funorte alia a formação dos seus mais de 30 mil estudantes, em todas as instituições que possui. É com esse mesmo compromisso que a instituição manterá a formação de futuros profissionais.