A Administração é um dos cursos com grande foco de alunos que desejam ingressar na faculdade e uma das funções de grande importância dentro de empresas ou para quem deseja montar seu próprio negócio. Moabe Erasto dos Reis Fonseca, 23, é administrador e o trabalho de seus pais foi um dos motivos para que ele optasse esta profissão. “Não tinha motivos claros e orientados para escolher a administração. Apenas senti que se adequava a mim e que iria me satisfazer. Entretanto, esta escolha tem relação com o fato de meus pais possuírem uma empresa. Conhecer o dia a dia deles e seus desafios fez com que me incentivasse a ser um bom empresário e empreendedor”, diz Moabe.

Para ele, o profissional se conceitua pelas suas características e pela maneira que encara seus desafios. “Acredito que ser um administrador é ter a competência de olhar uma organização de forma sistêmica e holística, ou seja, é entender que por traz de um resultado, problema, situação, etc, existem uma série de processos que devem ser entendidos como um todo, com finalidade de unir as partes de forma harmônica para atingir um resultado. Estas competências referem-se a saber planejar, organizar, direcionar e controlar, tendo conhecimentos e habilidades a respeito disto, além de atitudes para fazê-los”, afirma o administrador.

Atualmente, Moabe atua em vendas no mercado de consultoria e desenvolvimento de pessoas, mas já planeja uma carreira própria no mercado de trabalho. Ele ressalta que, “saber administrar não tem relação apenas com resultados, mas, também, com a qualidade de vida e trabalho de pessoas”. E explica, ainda, que “só se é um bom profissional, quando se tem competência. Basicamente, competência é: Conhecimentos (saber o que), Habilidades (saber fazer) e Atitudes (querer fazer). Costumo valorizar mais a atitude. Alguém que não tenha tanto conhecimento ou habilidade poderá efetivamente desenvolvê-los com as atitudes corretas. O inverso não possui a mesma proporção de possibilidade”, explica.

Em relação ao mercado de trabalho em Montes Claros, cidade em que reside, ele relata que existem várias áreas de atuação, pois em qualquer organização cabe o setor administrativo, mas a questão financeira vai depender muito de atitudes e resultados do administrador. “Quando falamos de retorno financeiro, o mesmo depende do quão capacitado é cada profissional e/ou quais oportunidade são capazes de identificar e agarrar”.

O Dia do Administrador é comemorado no dia 09 de setembro e por ser uma profissão de grande destaque dentre diversas áreas é de tamanha importância parabenizá-los. “Este incentivo pode ser uma estratégia chave para a valorização da profissão frente ao mercado profissional”, relata Moabe.

Greiciely Rodrigues