As Faculdades Funorte realizaram no domingo, 14 de maio, a Ação Funorte que consiste em aplicação de provas de vestibular e também em atendimentos diversos na área da saúde. A Ação aconteceu no campus JK, das 8h30 às 13h.

A diretora do campus, Ana Paula Nascimento, iniciou o evento dando boas-vindas aos alunos e ressaltou, também, a qualidade do ensino da faculdade. Os cursos oferecidos no processo seletivo foram: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas, Comunicação Social – Jornalismo, Direito, Educação Física Bacharelado, Educação Física Licenciatura, Enfermagem, Estética e Cosmética, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gastronomia, Geografia, História, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social.

Durante o evento, os acadêmicos, orientados por professores, puderam realizar procedimentos gratuitos como aferição de pressão, tipagem sanguínea, medição de glicose, massagens, pequenas cirurgias e assessoria jurídica. Houve ainda atendimento médico como pequenas cirurgias e consultas oftalmológicas beneficiando a comunidade local.

Segundo a coordenadora do curso de Farmácia, Cléia Almeida Prado, “a Ação Funorte tem uma importância fundamental no processo de ensino aprendizagem porque é uma forma em que o estudante é inserido em uma situação real, com pacientes e pessoas da comunidade, ou seja, é um momento que ele tem para praticar o que aprendeu em sala de aula. E, quando o aluno tem esta oportunidade, ele fortalece seu conhecimento e aprimora suas atitudes e habilidades profissionais”, ressaltou a docente.

Para o acadêmico do 5º período de Farmácia Fasi, Gabriel Sarmento, a atividade cria uma interação entre faculdade e comunidade. “Esta ação possibilita que nós estudantes, tenhamos acesso, na prática, à atividades que aprendemos na sala de aula, além de podermos auxiliar os pacientes na descoberta de doenças como o diabetes e hipertensão, que são doenças silenciosas e, por meio desses exames, conseguimos diagnosticar”, abordou o aluno.

Thiago Queiroz Pereira é acadêmico do 6º período de Fisioterapia. Para ele “é importante realizarmos na prática o que vimos em sala de aula. Assim, temos a oportunidade de nos prepararmos para a vida profissional”, frisou o estudante.

Raimundo Vieira da Silva realizou os exames de tipagem sanguínea, medição de glicose e aferição de pressão. Ele abordou a importância destas ações. “Acredito que esta é uma excelente oportunidade que a faculdade oferece à comunidade. Eventos como este são muito importantes, pois promovem interação entre os futuros profissionais e pacientes”, ressaltou.

Valdir Mendes da Silva aproveitou que sua filha ia fazer a prova e também participou do processo seletivo para o curso de Odontologia e Engenharia Mecânica. “O incentivo de minha filha foi uma chance que encontrei para participar do vestibular e continuar com os estudos”, contou o candidato.

O Vestibular oferece aos participantes, condições especiais como bolsas de 25% até 90%, pagamento no triplo do tempo de duração do curso, além de pré-matrículas com condições exclusivas.

Para o candidato, Wallace Fernandes dos Santos, estas condições foram o grande incentivo para que ele pudesse ingressar no ensino superior. “Escolhi estudar na Funorte pelos benefícios que ela oferece aos alunos. Muitos amigos só conseguiram entrar na faculdade através destas oportunidades”, conclui.

Durante o evento, colaboradores da Funorte distribuíram flores às mamães presentes em comemoração ao Dia das Mães.

Greiciely Rodrigues