Ação Funorte mobilizou, no sábado (27), a população do município de Francisco Sá, a 51 km de Montes Claros. Centenas de pessoas receberam atendimento à saúde e puderam participar do Vestibular para ingresso na faculdade.

A diretora administrativa da Funorte Campus São Luís, Ivanilde Queiroz, explica que essa ação é importante para definição do futuro profissional dos estudantes. “O objetivo da ação é divulgar a Funorte e seus mais de 30 cursos para comunidades e fazer com que as pessoas enxerguem que existem possibilidades de realização desse sonho. Além de atender a cidade com vários serviços na área da saúde, trouxemos também vários cursos com a parte prática para apresentarmos aos futuros acadêmicos, reforçando assim, suas escolhas”, diz.

Para realização desse projeto a Funorte fez parcerias com escolas, entidades, prefeitura e comunidade. Juntas praticaram o bem para Francisco Sá e realizaram o sonho de muitas pessoas que é cursar uma faculdade. O diretor administrativo da Funorte, Cristiano Dias Júnior, ressalta a importância dessa mobilização. “A Funorte mais uma vez vem inovando e saindo de dentro das salas para ir até o público. Além de captar alunos para nossa rede de ensino, fazemos trabalhos sociais para população através dos nossos diversos cursos. É muito importante essa parceria com as referências da cidade, escolas e prefeitura que nos cedem o espaço para realizar esse trabalho em conjunto”.

A participante do processo seletivo, Raissa Rafaela Vasconcelos, revela que se preparou para passar na prova e conseguir uma vaga no curso de Direito. Ela ressalta a importância da ação e vestibular. “O evento em geral foi ótimo para cidade, pois os estudantes não precisaram se deslocar para outros lugares para tentar o processo, além dos planos oferecidos pela Funorte que estavam bem acessíveis. Espero ter feito uma boa prova, pois pretendo cursar a faculdade de Direito e ter meu diploma garantido”, relata.

A diretora administrativa do Hospital das Clínicas Mário Ribeiro, Luciana Santana, coordenou o atendimento médico. “O Hospital Mário Ribeiro também participou da ação trazendo atendimentos diversos. Trouxemos para Francisco Sá agendamento de cirurgias como cirurgia geral, ginecologia obstetrícia, cirurgia pediátrica, cirurgias otorrinolaringológicas e várias outras. É um prazer muito grande receber as pessoas da região e poder contribuir no atendimento a à comunidade”, ressalta.

A aposentada, Maria de Jesus Andrade Silva, está na lista de espera do SUS por uma cirurgia e encontrou na ação a possibilidade de tratar com mais rapidez e eficiência. “Acho bom esse projeto, pois o povo aqui precisa. Para nós é uma Bênção, precisamos que tragam mais remédio, saúde, porque as pessoas estão precisando e sofrendo muito com a espera. Se a Funorte voltar mais vezes será muito bom pra nós”, manifesta.

A conterrânea e coordenadora do curso de Farmácia Funorte, Cléia Prado, fala da necessidade de Francisco Sá em receber atenção maior, como feita pela Funorte.  “Como filha da terra, conheço claramente os serviços de saúde de Francisco Sá e a contribuição da Funorte para cidade. A instituição possui o diferencial de agregar o conhecimento acadêmico com a qualidade de vida da população”, conta.

A dona de casa e mãe de acadêmico de Nutrição Funorte, Rosana Fernandes, elogia o movimento feito pela Educação e Saúde do município.  “A Funorte está de Parabéns. Tem muitas coisas que precisamos na área da saúde e estamos recebendo aqui na ação. Estamos tendo um proveito muito grande, pois aqui na cidade é difícil acontecer isso. Esperamos que aconteça novamente”, elogia.

Marcus Braz