As Faculdades Integradas do Norte de Minas- Funorte realizaram minicurso com o tema “Universo Aquático para bebês”, ministrado pelo educador físico de renome nacional, Matheus Ferreira Mendes.

Durante a atividade, que fez parte da programação da Semana Integrada de Atividades Acadêmico-Profissionais- Siap 2017, os alunos puderam conhecer as metodologias da prática do exercício aquático na fase inicial, de 0 a 3 anos de idade.

Mendes frisou a importância de desenvolver as técnicas destas atividades. “Hoje em dia, as atividades aquáticas para bebês seguem um único padrão. Então, percebemos que dá para fazer muito mais para estimular o desenvolvimento motor destes bebês. A atividade aquática possibilita enormes movimentações e diversas formas de incentivar eles a se desenvolverem por meio disso. Além de ser uma técnica de auto salvamento”, ressaltou o palestrante.

Para o professor que ministra as aulas de práticas aquáticas, Fábio do Nascimento Ferreira, “o objetivo do curso é mostrar um novo universo aos acadêmicos. Durante as atividades práticas, eles só acompanham a fase infantil, que é a partir dos 3 anos de idade. Então, decidimos trazer a discussão desta nova metodologia para que os estudantes possam enriquecer o conhecimento”, destacou.

Para a aluna do 7º período do curso de Educação Física, Ana Souza, esta discussão é importante, pois esta metodologia é uma demanda que está crescendo cada vez mais. “Um dos motivos que mais geram mortes de bebês é a questão de afogamento. Então, esta é uma demanda que cresce muito, principalmente pela técnica de auto salvamento e para nós, futuros profissionais, é de extrema relevância, pois proporciona maior conhecimento”, conclui.

Greiciely Rodrigues