Na última sexta-feira, 17 de novembro, acadêmicos dos cursos de Medicina Veterinária, Nutrição, Biomedicina, Engenharia de Alimentos e Odontologia do campus JK da Funorte participaram da V Edição da Mostra Interdisciplinar de Trabalhos- MIT. O evento, que é organizado por professores de várias áreas de ensino, tem por objetivo preparar os acadêmicos para apresentação e produção de trabalhos e artigos científicos.
Os docentes que organizaram o MIT são os mesmos que criaram o projeto NAEEP (Núcleo Avançado de estudos, educação, pesquisa e desenvolvimento profissional). A professora Patrícia Nataly Almeida, uma das organizadoras, frisou sobre a importância do evento para a formação dos acadêmicos.
Este projeto foi pensado e criado para suprir e capacitar melhor os alunos em várias áreas, pois, mesmo que tenha as disciplinas na grade de estudo, o aluno não tem tempo hábil de aprender de fato durante o andamento de um semestre. Então o NAEEP reuniu, hoje com 6 professores de diversas áreas, e criamos a MIT como forma de melhorar o desempenho dos estudantes durante apresentações de trabalhos em simpósios, congressos e outros eventos e não permitir que eles cheguem no 9º ou 10º período para apresentarem TCC sem nenhuma preparação”, destacou.
Outros pontos trabalhados durante o evento, além do desempenho da apresentação, são o desenvolvimento da escrita de artigos e revisões de literatura, entre outros. Para o acadêmico do 2º período do curso de Odontologia, Lucas Campos Soares, que apresentou um projeto com tema Dentinogênese imperfeita, este evento é uma oportunidade para os alunos aprenderem mais sobre assuntos ligados à profissão e prepará-los para um momento que todos terão que passar, que é a apresentação de artigos. “É muito importante para nós, podermos passar por esta experiência ainda no início da graduação. Este evento é algo que nos prepara para momentos como o TCC, que são fundamentais na nossa formação e com este projeto, a segurança será maior lá na frente”, concluiu o estudante.

Greiciely Rodrigues