Na última segunda-feira, 29 de outubro, professores e acadêmicos do curso de Serviço Social Funorte realizaram palestra para o combate e prevenção ao câncer de mama na Delegacia da Mulher.

Todo câncer se caracteriza por um crescimento rápido e desordenado de células, que adquirem a capacidade de se multiplicar. Essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos (câncer), que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. O câncer mais prevalente nas mulheres, atualmente, é o de mama.

Enfermeira e docente, Marizete Ribeiro, explica que: “o câncer de mama, como o próprio nome diz, afeta as mamas, que são glândulas formadas por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários. É o tumor maligno mais comum em mulheres”.

A delegada, Karine Maia, ressalta que o papel da delegacia e dos assistentes sociais é: “mostrar para estas mulheres, que já vem de um contesto fragilizado, o quão é importante elas se cuidarem. O trabalho do curso de Serviço Social, Funorte, está sendo fundamental, pois não podemos nos preocupar em, apenas, protegê-las no âmbito da justiça, mas, também, na saúde”.

Para o acadêmico do curso de Serviço Social, Ronielson Alves, “é importante, enquanto acadêmico, poder compreender o social, pois no nosso curso, temos uma visão ampla da sociedade e suas problemáticas”, finaliza.

Cassiano Veloso

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *