Na manhã desta quinta-feira, 26 de outubro, acadêmicos e profissionais da saúde promoveram atividades voltadas para pacientes, colaboradores e comunidade em geral em prol do Outubro Rosa. Participaram do evento, os cursos de Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia com atendimentos direcionados a cada necessidade dos pacientes, além da conscientização do Outubro Rosa.
Diversas atividades foram desenvolvidas visando à melhoria na saúde. “Estamos realizando um trabalho em equipe com um único objetivo, a conscientização na prevenção e a promoção da saúde, temos técnicas para prevenir a saúde da mulher”, afirma Luciane Vieira, coordenadora do curso de Fisioterapia.
O curso Farmácia aferiu a pressão arterial, realizou exames de glicose e prestou informações importantes para auxiliar na saúde e bem estar. Para a coordenadora da Farmácia Escola Janine Kátia, o evento é uma oportunidade para que as mulheres se conscientizem e para os acadêmicos colocarem em prática um pouco do que aprendem em sala de aula.
“O curso de Farmácia está presente com aferição de pressão, fazendo glicemia, além disso, entregamos brindes produzidos pela própria Farmácia escola acompanhados de informativos que frisam a importância da prevenção do câncer de mama e o autoexame”, diz Janine Kátia.
O curso de Estética e Cosmética ofereceu atendimentos como corte de cabelos, limpeza de pele, máscara de argila, spa das mãos dentre outros. “Nosso campus é referência na área da saúde, mais um motivo para fomentar a conscientização sobre o câncer de mama e abraçar essa causa do Outubro Rosa, nós da estética trouxemos diversos atendimentos para a comunidade em geral”, conta Mariela Evangelista.
A dona de casa, Ivani da Paixão, esteve no campus para fazer exames e aproveitou a oportunidade para participar da ação saúde. “Eu vi o movimento e resolvi participar. Aferi minha pressão, cortei os cabelos, fiz limpeza de pele, massagens nas mãos e estou levando brindes. Hoje vou para casa com a autoestima muito elevada, estou muito feliz”, afirma.
A psicologia também tem um papel importante nos processos de tratamento de doenças ou aflições que as pessoas possam ter, assim como informar sobre câncer de mama. “Entendemos que o indivíduo é um ser complexo, além do aspecto físico da importância do Outubro Rosa, mas também o processo psíquico que é tratado por nós psicólogos e esse é o nosso objetivo nessa ação de hoje, frisar a importância da saúde em mental e físico”, diz Romeire Aparecida de Sá, supervisora de clínica e docente.
Além disso, Tatiana Santana Murta frisa a disponibilidade da Clínica Escola de Psicologia nos atendimentos voltada para a população. “A importância de integrar nessa campanha, trabalhar nesse viés mais psicoeducativo com o intuito de dialogar com as pessoas que apara se cuidarem, e, além disso, falar de outras temáticas, algum sofrimento que precisa ser trabalhado e convidá-los a procurar ajuda na Clínica Escola aqui do Amazonas que está disponível para a população”, fala Tatiana, Supervisora de Estágio.
O curso de Nutrição apresentou alimentos que podem trazer benefícios à saúde e preparou uma mesa com frutas e águas aromatizadas de vários sabores que servem para emagrecer, melhorar a digestão, acelerar o metabolismo e muitas outras funções. Possuem poucas calorias, e dependendo da combinação dos alimentos que você põe na água, ela pode ser até 0% calorias.
Todos os atendimentos são oferecidos no Campus Amazonas.
Gabriele Santos