Profissionais egressos, docentes e acadêmicos do curso de Fisioterapia Funorte estiveram presentes na cerimônia de posse da primeira Diretoria Executiva da Associação dos Fisioterapeutas do Norte de Minas Gerais- ASSOFINOR, criada no dia 09 de dezembro de 2017. O evento, que aconteceu no dia 20 de fevereiro, no Auditório da Amams, teve como objetivo apresentar a entidade e sua visão, que é unir e valorizar os profissionais da área.

Segundo o presidente da Associação e egresso do curso Funorte, Dr. Ronaldo Oliveira Ruas, a entidade tem a função de buscar melhorias e avanços para uma maior representatividade da profissão. “Esta conquista visa buscar muitos benefícios para a categoria, desde inserir mais profissionais no mercado de trabalho, principalmente na esfera municipal na área da saúde, aumentando o número de fisioterapeutas na atenção primária na saúde da família nos PSF e centros de saúde, além de trazer cursos de aprimoramento e especializações para melhorar o nível de conhecimento dos profissionais, principalmente os que acabam de sair da faculdade e focam no primeiro emprego. Entraremos com projetos de lei nas prefeituras para que sejam criados postos de trabalho com atendimentos da Fisioterapia, e para que as pessoas não precisem sair das suas cidades para buscarem tratamento em grandes centros”, destacou.

Ele explica, ainda, que outro ponto debatido será a defesa por melhores repasses dos planos e convênios, “Em geral, clínicas que atendem planos, pagam valores muito abaixo da tabela do referencial nacional estipulado pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional- COFFITO. Então, esta será, também, uma de nossas lutas pela profissão”, frisou o presidente.

Além da diretoria, a ASSOFINOR tem o apoio do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional- CREFITO e de vários profissionais da área. A docente do curso da Funorte, Ana Laura Fonseca Leite, é conselheira deliberativa e fiscal da Associação. Ela destaca que a criação da entidade foi um marco na história da Fisioterapia. “A união da classe e a luta pela valorização da Fisioterapia é muito importante para os profissionais do Norte de Minas. É algo que permite muitos benefícios para o profissional fisioterapeuta e para população assistida por estes profissionais”.

Jomar Luiz de Almeida, docente da Funorte, também é conselheiro deliberativo e fiscal. Ele ressalta a importância de promover a valorização e defesa dos profissionais. “É essencial divulgar e esclarecer, junto à população sobre a importância da Fisioterapia. Com isto, proporcionamos um empenho pelo cumprimento das leis e normas em vigor e estimulamos os profissionais, uma vez que, a entidade luta pelas soluções de problemas do âmbito regional no que diz respeito a todos os níveis de atenção à saúde”, conclui o conselheiro.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *