Nos dias 05 e 06 de dezembro, foi realizada apresentação do PIM I – Projeto Integrador Multidisciplinar I, do curso de Gastronomia Funorte, que tem como objetivo desenvolver competências referentes à criação e gestão de negócios na área gastronômica. Durante o episódio, acadêmicos do 4º período expuseram e defenderam a ideia de seus estudos.
Segundo o professor da disciplina e integrante da banca avaliadora, Marcus Caldeira, este trabalho é importante, pois serve de desafio e estímulo para os estudantes. “A importância deste trabalho é compreendida pelo estímulo ao comportamento empreendedor e a formação de profissionais mais preparados para os desafios do mercado de trabalho. Ao final do projeto, os alunos estarão habilitados para empreender e aproveitar as oportunidades do setor de Gastronomia, podendo, inclusive, serem donos do próprio negócio”, frisou.
Nesta etapa, os estudantes devem realizar um estudo de mercado e, a partir deles, desenvolver produtos e serviços, analisar a concorrência e fornecedores, definir estratégias de marketing e distribuição. Após a apresentação, os avaliadores julgam pelos critérios de relatório (conteúdo e formatação), apresentação verbal (capacidade de expressão, clareza e precisão) e processo de orientação (pontualidade na entrega do trabalho, relacionamento com a equipe, postura profissional).
Victória Fagundes faz parte da equipe que apresentou um projeto de empresa relacionada ao estilo de vida vegetariano na cidade de Montes Claros. Ela explica como o PIM prepara os acadêmicos para a profissão. “O PIM é importante para que saibamos se o que queremos pro nosso futuro na área gastronômica é viável. E também, aprender como gerir um empreendimento gastronômico”, destacou.

Greiciely Rodrigues