Os alunos do curso de Direito das Faculdades Integradas do Norte de Minas- Funorte realizaram no dia 04 de setembro, no bairro Village do Lago II, a distribuição de 30 cestas básicas arrecadadas durante o Trote Solidário, organizado pelos acadêmicos do 2º período matutino e pela Patrulha da Alegria Montes Claros com o objetivo de ajudar famílias carentes.
O trote convencional, conhecido como boas-vindas ou ritual de passagem da vida estudantil para a universidade foi substituído pelo trote solidário, em que os alunos buscam despertar nos acadêmicos o sentimento de caridade.
As cestas foram doadas às famílias cadastradas no Projeto de Apoio à Criança (PAC), que realiza ações de assistência e promoção social aos comunitários com o objetivo de promover a organização e que crianças e adolescentes tenham qualidade de vida.
Iasmin Facela é aluna do 2º período de Direito e idealizadora do trote. Ela ressalta a importância de desenvolver atividades que demonstrem amor ao próximo. “O objetivo do trote solidário é unir os acadêmicos em comunhão para praticar a solidariedade. Solidariedade é um ato de bondade com o próximo, apoio, proteção, cuidado ou um sentimento”, diz.
A acadêmica fala ainda da satisfação de poder ajudar as crianças. “Ajudar aqueles que precisam e ver o sorriso no rosto de crianças, aquece o coração e faz valer a pena todos os esforços de um dia de solidariedade”, ressalta Iasmin.
A atitude contou com o apoio dos primeiros períodos (matutino e noturno), segundo período noturno, além da coordenação do curso e da diretoria pedagógica.
Kátia Gusmão, coordenadora adjunta do curso de Direito Funorte, elogiou o espírito de solidariedade dos veteranos do curso. “Esta maneira de dá as boas-vindas aos principiantes, faz com os nossos jovens atuem dentro das comunidades que necessitam de ajuda material e que confirmem a necessidade em realizar trabalhos sociais futuros, já que muitos não tiveram esta experiência anteriormente”.
A coordenadora também destacou o apoio das parcerias, que estimulam a doação e o trabalho em equipe. “Semestre a semestre, realizamos este tipo de atividade que se fortalece nas parcerias estabelecidas em cada período letivo”, cita Kátia. E finaliza dizendo: “No Direito Funorte, o trote é solidário!”.

Greiciely Rodrigues