Evento de acolhimento aos calouros movimenta campus São Norberto

Nesta segunda-feira (23), aconteceu a Aula Inaugural de Direito no Campus São Norberto, das Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE). O evento contou com palestra de Warlem Freire Barbosa, cujo tema foi: “O que o mundo do direito espera de você!”. Estiveram presentes coordenadores, professores, diretores, psicóloga, diretora e fundadores da faculdade.

Segundo o palestrante, é importante conscientizar os graduandos, pois mais do quê exigências a se fazer, é necessário pensar o que eles têm a oferecer para o mercado e para o Direito, tanto do lado profissional e, também, referente às suas atitudes como cidadãos. “Eles serão os precursores das leis, serão praticantes das mesmas e é aspecto importante terem em si a essência de renovação”, diz Warlem.

O evento começou com um show de MPB, com dois alunos do próprio curso recepcionando a todos. Logo após, a noite prosseguiu com palestras. Foram apresentados os princípios da instituição e o que ela pode oferecer aos seus alunos. Retrospectos foram feitos pelos convidados e também mensurações aos profissionais que integram o time de ensino da faculdade.

Welligton de Oliveira Félix, coordenador do curso de Direito, comentou sobre seus anseios, “a expectativa desta aula inaugural me remeteu ao ano 2000, ano em que ingressei no Curso de Direito como acadêmico, quantas eram as incertezas, mas enorme era a vontade de ser diferente, de contribuir, de buscar e lutar pelos ideais de justiça”. Seu discurso foi de incentivo aos alunos e os mostrou que são necessários grandes caminhos para o sucesso.

A aula teve por objetivo dar boas-vindas aos novos acadêmicos e despertar-lhes o espírito da profissão. A professora e coordenadora do curso de direito da FUNORTE, Kátia Sueli Melo Gusmão, orientou os acadêmicos. “Acontece que este vir a ser brilhante, depende exclusivamente de vocês. O profissional do Direito deve ser capaz de compreender e refletir a respeito de todos os fatos juridicamente relevantes, extraindo de cada atuação uma nova experiência e deve ter sobre tudo moral e ética.”

Hellen Patriny