Neste semestre, acadêmicos do 6º período Matutino do curso de Psicologia Funorte realizaram atividades em vários locais, por meio do Estágio Básico. Assim, tiveram a oportunidade de dar orientações e fixar seus conhecimentos sobre a profissão.
A docente e supervisora de estágio Cida Silveira, ressalta que este momento é fundamental, pois é um conhecimento que soma com o aprendizado teórico. “O estágio é o primeiro contato que os acadêmicos têm com a profissão. O objetivo geral é o desenvolvimento de um conjunto de competências básicas que envolvem práticas articuladoras do saber/fazer psicológico em que, os estudantes têm uma série de disciplinas com conteúdos que somam na hora da prática, e colocam em ação tudo o que aprenderam em sala de aula”, destacou.
Os acadêmicos foram distribuídos em duplas, em locais distintos, e foram realizadas intervenções psicológicas para funcionários de cada local. Jefferson Claudio de Oliveira e Fátima Nayara Santos Oliveira fizeram as práticas na Funorte JK em vários setores. Eles abordaram sobre a importância do trabalho em equipe dentro das empresas através de palestras, dinâmicas, e rodas de conversa. Segundo Jefferson, “o estágio e umas das etapas mais importantes para nós enquanto acadêmicos, pois é através dele que podemos colocar em prática todo o conhecimento teórico adquirido, e desenvolver nossas habilidades como futuros profissionais, e também nos dá um contato direto com a realidade profissional”, frisou.
Outra dupla, Janecleia Ross Araújo e Marcela Araújo Gonçalves Rodrigues, exerceram o estágio na empresa Alfa Montagens. Para Janecleia explica um pouco de como foi esta experiência. “Realizamos uma palestra de intervenção sobre relações humanas. Foi uma experiência que nos ajudou muito, pois apesar da ansiedade e medo frente a essa nova etapa, conseguimos superar e criamos mais confiança em nós mesmas para uma atuação futura, pois cada nova experiência é um grande aprendizado”, ponderou.
Foram realizadas intervenções, ainda, nos Supermercados BH, em Bocaiúva, pela aluna Jacina Santos, Aline Silva e Thalita Reis. Segundo Aline, o estágio é uma preparação importante para a profissão. “A experiência contribuiu para termos uma visão de mercado de trabalho, bem como, aprendermos a lidar com pessoas, conquistando experiências e desenvolvendo-nos profissionalmente”, concluiu a estudante.

Greiciely Rodrigues