Estudantes do 4º período do curso de Psicologia Fasi realizaram, no dia 29 de abril, visita à comunidade Quilombola da Lapinha,  localizada no município de Matias Cardoso (MG).  A atividade faz parte da programação da disciplina de Psicologia Social Comunitária, ministrada pela professora Jaciany Serafim, cujo objetivo foi possibilitar a experiência e a aproximação dos estudantes com as questões relativas à práxis da Psicologia com Comunidades.

No encontro, os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer melhor as atividades diárias dos moradores da comunidade. A professora Jaciany, que acompanhou os acadêmicos na viagem, reforçou a importância dessa troca de experiências: “Foi um dia de muito aprendizado com os quilombolas da Comunidade da Lapinha. Todo o nosso respeito e admiração por eles. O curso de Psicologia prima pelo desenvolvimento do compromisso social da psicologia e essa viagem nos possibilitou essa visão”, afirma.

A acadêmica Wiviane Borges relata que: “a viagem nos proporcionou um grande conhecimento sobre a luta árdua dos quilombolas de Lapinha. Lá conhecemos a sua história, suas vivências cotidianas e a relevância cultural que eles possuem. Para mim, enquanto aluna, a viagem foi importantíssima”, concluiu a estudante.

Wallace Borges