Acadêmicos do sexto período do curso de Odontologia da Funorte produziram vídeo para explicar como funciona a cirurgia do aumento de coroa clínica. A cirurgia geralmente precisa ser feita para recuperar o espaço biológico periodontal, que faz aumentar o tamanho dos dentes. O aumento de coroa clínica não é uma cirurgia específica, mas uma série de possíveis procedimentos que levam à recuperação do espaço biológico que é uma região localizada entre a base do sulco gengival e o topo da crista.

A acadêmica Sarah Antunes explica a importância da cirurgia para o paciente. “A cirurgia para o aumento da coroa clínica proporciona uma estética muito favorável, o que eleva a auto-estima do paciente que volta a sorrir com mais segurança, já que o sorriso fica todo igualado”, diz.

A também acadêmica do sexto período, Renata Anjos, explica o objetivo e o desenvolvimento do produto. “Acredito que a escolha do trabalho em forma de vídeo possa mostrar menos seriedade a esses profissionais que muitos ainda têm certo “medinho”, e é claro, sem perder o profissionalismo de um procedimento cirúrgico”.

Durante o vídeo ela fala sobre a anamnese que é uma entrevista com o paciente. “A anamnese é muito importante para saber sobre o histórico de todos os sintomas narrados pelo paciente sobre determinado caso clínico, é um aliado ao exame físico, ressalta e completa: “Nossos supervisores de estágio, além coordenarem nos oferecem o auxílio necessário acompanhando cada caso de perto”, conclui Sara Antunes.

Gabriele Santos