Até 2055, o Brasil terá maior participação de idosos na população total

Durante um semestre, 24 acadêmicos de Nutrição das Faculdades Funorte e Fasi, realizam estágio no Asilo São Vicente de Paulo por quatro dias na semana.

Entre as atividades realizadas no local estão a avaliação do estado nutricional dos idosos; educação nutricional; intervenções educativas; estímulo à ingestão de água; orientações específicas para cada idoso e análises da alimentação. Todo esse trabalho foi feito de forma descontraída aliando diversão e conhecimento.

Segundo a coordenadora da pós-graduação e dos estágios supervisionados do curso, Ana Cristina Monteiro Prates: “o objetivo desse trabalho é aproximar cada vez mais, os acadêmicos dessa população, que segundo o IBGE, no Brasil, o grupo de idosos de 60 anos ou mais de idade será maior que o grupo de crianças com até 14 anos de idade após 2030 e em 2055, a participação de idosos na população total será maior que a de crianças e jovens com até 29 anos de idade”.

Ana Cristina enfatiza a importância desse estágio paras os acadêmicos, como crescimento pessoal:

“Devido a esse envelhecimento, senti a necessidade dos alunos conhecerem a população que tem necessidade maior de atenção, carinho e cuidado. Hoje, as pessoas estão mais ligadas à estética, à exercícios físicos, mas em alguns casos, se esquecem da alimentação. É preciso começar a pensar no que se come, porque envelhecer é uma conquista!”

A acadêmica do 5º período de Nutrição da Fasi, Jeane Rodrigues Cardoso, explica com naturalidade sobre a experiência no asilo e reforça a tese da coordenadora do estágio, “nossa experiência na instituição está sendo de grande importância. Eles são excepcionais e nos passam muito carinho e através das vivências obtidas ao longo de suas vidas. Temos a oportunidade de vê-los pelo ponto de vista deles com sua rotina diária. Muitos podem achar que os idosos só precisam de um lugar para viver e descansar, mas vai além disso, necessitam de cuidados, atenção, carinho e estamos podendo propiciar um pouco disso à eles neste período de convivência.

Camila Serra

Fonte:http://www.ibge.gov.br/home/pesquisa/pesquisa_google.shtm?cx=009791019813784313549%3Aonz63jzsr68&cof=FORID%3A9&ie=ISO-8859 1&q=estimativa+de+idosos+at%E9+2030&sa=Pesquisar&siteurl=www.ibge.gov.br%2Fhome%2F&ref=www.ibge.gov.br%2F&ss=9912j4672196j43

 

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *