Acadêmicos do 5º período de Nutrição da Faculdade de Saúde Ibituruna – Fasi juntamente com a docente Érika Jovânia realizaram no último sábado, 25 de março visita ao Mercado Municipal de Montes Claros.

O objetivo da visita foi apresentar as hortaliças que são produzidas pela agricultar familiar em nossa região, os produtos que estão na safra. Isso possibilitou ao acadêmico conhecer os frutos do cerrado como polpa de buriti, doce de marmelo, pequi, doce cristalizado, tamarindo, bala de polpa de caju etc.

A atividade faz parte da disciplina de Técnica e Dietética II, que ensina a elaborar cardápios equilibrados, harmônicos, adequado, diversificado. A docente Éryka ressalta que a visita possibilita aos acadêmicos um conhecimento maior das variedades no cardápio alimentar. “O cardápio deve ser elaborado de forma a permitir uma escolha saudável com alimentos ricos em fibras e alimentos funcionais, além de conter quantidade adequada de gorduras saturadas. Deve haver também preocupação maior com a orientação nutricional dos clientes, induzindo-os a optar por uma alimentação equilibrada”, diz.

Por fim, a professora e os acadêmicos relatam que tiveram conversas com os açougueiros questionando como estavam as vendas após a divulgação da Operação “Carne Fraca”.  Os mesmos afirmaram que, “o movimento continua o mesmo, em alguns dias até melhorou. Nas peixarias, afirmaram que o aumento do consumo do peixe no período de quaresma, devido á abstinência da carne durante esse período”.

 

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *