Na última terça-feira, 04 de outubro, foi realizado na Unimontes evento organizado pela Associação Presente de Apoio ao Paciente com Câncer – Padre Tiãozinho com apoio das instituições de ensino Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI), Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte), FIP-MOC e Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, para a abertura da “Campanha Outubro Rosa”.

A médica oncologista Priscila de Sá Miranda Soares, presidente da Associação Presente, abriu os trabalhos falando da importância da associação e do que é realmente a prevenção do câncer de mama, destacando que este tipo de câncer representa 25% dos tipos de câncer que afetam a mulher e que mais de 40 mulheres morrem por dia em função da doença. Ela ainda chamou a atenção dos alunos, professores e todo meio acadêmico para a retransmissão da prevenção da maneira correta por ser um meio que tem o poder de mudar a informação na vida das outras pessoas. Por fim, e médica encerrou sua fala fazendo um convite para que participem dos eventos da campanha como, por exemplo: corrida e caminhada que será realizada no dia 23 de outubro.

A doutora Bertha Andrade Coelho, médica mastologista explicou o diagnóstico precoce, a maneira adequada de tratamento e os caminhos do enfrentamento do câncer de mama.

Durante o evento, foram feitos depoimentos de mulheres assistidas pela Associação Presente. Camila Porto Carvalho Gonçalves ressaltou a sua fé e a relação familiar dizendo: “Deus cura, de forma emocional e espiritual para enfrentar nossas batalhas”. Marli Vilelaque, também afirmou a importância do apoio das pessoas, da fé e da felicidade de se ver vencendo esta batalha.

A Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI) esteve presente no evento com acadêmicos do curso de Nutrição acompanhados pela professora Paula Caroline que ressaltou a importância da presença dos alunos em eventos de apoio a comunidade, com este tema. “A nutrição também é necessária através da alimentação durante o tratamento e prevenção ao câncer”, fala.

Álvaro Vicente