Na manhã desta segunda-feira, 21, na Escola Estadual Augusta Valle, os acadêmicos do 10º período de Medicina Veterinária prestaram serviços de atendimento, mural explicativo sobre doenças e maus tratos e ofertaram plaquinhas de identificações aos animais dos alunos. A parceria faz parte da Semana de Educação para Vida, que acontece em toda rede municipal esta semana.

Coordenador do curso, Raul Dornas, explica sobre os serviços ofertados pelos acadêmicos. “Estamos contribuindo para toda uma programação da Semana de Educação para Vida e os alunos da escola vão ter orientações para o bem-estar dos animais, os cuidados necessários e serão ofertados atendimentos básicos e, caso seja necessário, encaminharemos ao Hospital Universitário onde atendemos”, esclarece.

A ideia de participar desta programação escolar foi da acadêmica Aline Matos. Protetora dos animais há 12 anos, ela reforça a importância do cuidado com os bichos e, principalmente, a castração. “Eu passo por muitas escolas dando palestras para os alunos sobre a medicina coletiva, que é trabalhar com a comunidade e abordei temas como maus tratos, zoonoses e castração, assuntos que muitas vezes eles desconhecem. Então, é necessário reforçar com eles a importância do cuidado com seu bichinho, caso não haja, esses animais acabam sendo abandonados”, frisa.

Francyanne Vieira está no 3º ano escolar. Ela visitou o estande do curso de Medicina Veterinária, estudou o mural explicativo, ganhou a plaquinha de identificação e ela conta o que achou sobre a iniciativa dos acadêmicos. “Eu achei interessante poder identificar e entender algumas doenças dos cachorros e gatos e saber como ajudar, não conhecemos essas doenças e não sabemos como ajudá-los”, elogia e finaliza a aluna.

Mariana Correia