O Hemomed é um projeto que conta com a parceria de acadêmicos da área da saúde, inclusive da Funorte, e do Hemocentro Regional Fundação Hemominas. No dia 14 de setembro, o Hemocentro realizou palestra de capacitação para os estudantes acerca da doação de sangue e sua relevância.

Segundo “Gilbert Uriel Braga Fernandes, acadêmico do curso de Medicina e organizador da evento: “o objetivo da capacitação é ir à base do curso de saúde e transformá-los em multiplicadores (pessoas que transmitem uma ideia de algo). É uma capacitação de via dupla, pois capacita as pessoas para saberem como funcionam os processos transfusionais enquanto desenvolve uma consciência social para induzir as outras pessoas para a doação de sangue”, comentou.

A palestrante que ministrou a capacitação, Rosana Silva, afirma que: “são em projetos assim que, a Fundação Hemoninas avança, crescendo a sua corrente do bem, pois quem precisa de sangue tem pressa”. Ela ainda ressalta a importância da doação de sangue, “ainda não temos um substituto para o sangue em larga escala e cada doação pode salvar ate quatro vidas, é uma necessidade permanente, por isso é necessária à doação de sangue”, destacou.

A aluna Myllena Batista Ribeiro, acadêmica do curso de Medicina Funorte, diz que: “a partir dessa capacitação, buscamos que os participantes se sensibilizem para doar sangue, mas não só doar, como também virar um captador, e levar essa informação aos lugares em que circulam. Participar do projeto é muito significante para mim, pois eu levo essas informações para as pessoas e dissemino a ideia de ajudar ao próximo e, assim, salvo vidas”, finalizou a estudante.