No local, os estudantes conheceram aparelhos e técnicas de Dermatofuncional, área em ascensão no mercado e diferencial na grade curricular da instituição

Acadêmicos do 9º período noturno do curso de Fisioterapia Funorte participaram, no dia 03 de setembrp, de visita técnica ao Centro de Emagrecimento e Estética Avançada Lipocenter. A atividade faz parte da programação da disciplina Fisioterapia Dermatofuncional, ministrada pelo Professor Me. Enio Talles Batista de Faria.

O Dermatofuncional é uma especialidade da Fisioterapia que atua na prevenção, recuperação e promoção da saúde da pele. O profissional capacitado para trabalhar com a técnica pode realizar tratamentos como flacidez da pele, estrias, cicatrizes, entre outros.

O professor Enio Talles destacou o objetivo da visita e elogiou o trabalho da instituição na preparação de profissionais capacitados para as diversas áreas da Fisioterapia. “O intuito da visita é fazer com que os acadêmicos tenham contato com a alta tecnologia em Dermatofuncional, tendo em vista que, a mesma é uma especialidade da Fisioterapia já reconhecida pelo Conselho de Fisioterapia e é uma das áreas da profissão que estão em maior ascensão e que, infelizmente, não são todas as faculdades de graduação que possuem a disciplina na grade curricular. Então, mais uma vez, as Faculdades Funorte saem na frente ao ter a disciplina na grade e preparar os profissionais com diferenciais para o mercado de trabalho” destacou o docente.

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) publicou, em 2009, a Resolução 362/2009, reconhecendo a Fisioterapia Dermatofuncional como uma especialidade da área de Fisioterapia, podendo ser exercida exclusivamente pelos profissionais da área. Enio frisa, ainda, a importância para o aluno em conhecer a especialidade e ter acesso às ferramentas da Dermatofuncional.

“Esta experiência é uma maneira deles desmitificar o conceito de estética na Fisioterapia e fazer com que os acadêmicos entendam que Dermatofuncional não é estética pela estética e sim, estética pela saúde, isso é o que mais friso em sala de aula. Não devem fazer tratamentos estéticos exclusivamente pela beleza, mas sim pela saúde do paciente e, com estas técnicas, conseguimos diminuir o índice de massa corporal (IMC) do paciente, dar maior qualidade de vida e melhorar a auto estima, fazendo com que ele realmente se sinta bem no contexto social e, consequentemente, melhore todos os âmbitos  da vida dele”, ressaltou.

Durante a visita, os alunos conheceram os mais modernos aparelhos utilizados em técnicas de Dermatofuncional. A acadêmica da turma, Ana Paula Cardoso Silva, ressaltou seu interesse em atuar futuramente na área e a importância que a visita teve na confirmação de sua escolha.

“A visita proporciona um conhecimento melhor quanto aos aparelhos que estão sendo usados, porque, às vezes, temos contato somente com alguns e, estes, não os melhores como aqui na Clínica. É importante, também, pois com a Dermatofuncional conseguimos colocar em prática várias áreas da Fisioterapia deixando de lado o conceito que temos de que Fisioterapia em Dermatofuncional é estética pela estética e não estética pela saúde”, destacou a estudante.

Lara Rodrigues Sena, acadêmica que também pretende exercer a profissão na área de Dermatofuncional, frisou que “a Dermatofuncional que é uma área muito ampla da Fisioterapia e nós não costumamos ter muito contato com os aparelhos. Então, aqui, nós tivemos contato e o que me atraiu foi justamente isso, porque é uma área muito ampla, em que um aparelho só pode trazer muitos benefícios e tratar diversos tipos de pacientes, além disso, a disciplina e a visita à clínica reforçaram o meu desejo de seguir a área”.

Acadêmicos que não pretendem seguir a área também destacaram a importância da disciplina para a formação profissional. Segundo Ionara Almeida de Jesus, “a visita técnica é importante, pois nos possibilita o contato com aparelhos modernos e um conhecimento maior do conteúdo. Conseguimos ver, ainda, que a Dermatofuncional abrange outras áreas da Fisioterapia”, frisou a estudante.

Já para Jessé Gonçalves, “a disciplina e a visita abrem nossa visão para uma área que é recente na Fisioterapia e mostram a realidade do Dermatofuncional, mostrando os aparelhos atuais, as técnicas e que a estética não é somente estética, ela é estética em prol da saúde”, concluiu o acadêmico.