Nesta terça-feira (21), foi realizada no colégio Indyu orientação sobre postura feita pelos acadêmicos do 3º período de Fisioterapia da Funorte. Com exemplificações e explicações bastante esclarecedoras aos alunos do 1º ano do ensino médio, foram abordados temas como postura devida, exercícios, além de uma prevenção de futuros problemas posturais.

O professor Marcos Evangelista Nascimento é o orientador da turma e esteve presente no desenvolvimento do trabalho, que está sendo realizado em sala de desde o 9º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Segundo Marcos, é importante esse tipo de orientação para evitar problemas posturais futuramente.

Posturas incorretas no dia a dia, seja no trabalho, em casa, no lazer ou durante a prática de atividades rotineiras como dirigir, estudar ou dormir, por exemplo, podem afetar consideravelmente a coluna vertebral. Isto gera desvios que prejudicam no uso incorreto de outras articulações, como ombros, braços, quadris, joelhos e pés. Isso ocorre uma vez que, diante do desequilíbrio postural, o corpo busca compensações para manter o indivíduo em equilíbrio (o que, normalmente, também pode causar enrijecimento e encurtamento dos músculos).

A acadêmica Carolina Capaz esteve em sala instruindo e orientando os alunos. Para ela, esta prevenção ajuda muito para evitar todos os tipos de problemas posturais. “Foram passados aos alunos as devidas posturas, exercícios diários e alongamentos”, comenta.

A estudante Ana Luiza Costa Magalhães, aluna do 1º ano do ensino médio, participou deste momento. “Depois de tudo o que aprendemos hoje, pretendo mudar meus hábitos e corrigir os erros que cometia”, conclui.

Anna Louisa Narciso