Acadêmicos do 1º ao 10º períodos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenhria Elétrica participaram de workshop sobre o Project de Model Canvas. No episódio, eles tiveram oportunidade de aprender sobre uma nova ferramenta, para utilizarem no projeto integrador. Além disso, os alunos aprenderam a trabalhar em grupo, por meio de dinâmica.

O diretor das Engenharias Integradas Funorte, Pedro Almeida, ressaltou o objetivo do evento e sua relevância. “O workshop contou com aproximadamente 200 acadêmicos  em que, em equipe, construíram o seu Projeto Integrador no Canvas. Além disso, após a atividade, deverão apresentar o Projeto Canvas concluído,  um banner na metodologia científica e o protótipo de seu projeto. Então, a dinâmica é importante, pois a metodologia Canvas substitui, de forma simples e prática, o Plano de Negócios, que é uma ferramenta muito formal. Outro ponto positivo do evento é o fato de incentivar o uso de metodologias ágeis e ativas, que fazem com que os alunos vão além e façam uma análise crítica de suas ideias”, destacou.

Gilbert Uriel Braga Fernandes, um dos palestrantes e organizadores do workshop, falou sobre a relevância do evento. “Os engenheiros devem aprender a desenvolver as coisas, a empreender e a criar, e essa metodologia auxilia nisso”. Ele continua ao afirmar que: “essa ferramenta é ágil, induz o acadêmico a pensar e direcionar o projeto”, concluiu o palestrante.