No último sábado, 21 de outubro, acadêmicos do 7º período do curso de Engenharia de Alimentos Funorte, Campus JK, realizaram visita técnica à Usina Sada Bioenergia, em Jaíba, interior de Minas Gerais.

A visita teve o objetivo de levar os alunos para conhecerem a fabricação de açúcar, procedimento estudado na disciplina Tecnologia de açúcar e álcool, ministrada pela professora Suely Rodrigues.

Para o acadêmico, Rafael Gonçalves Silva, que participou da visita, este conhecimento é fundamental, pois possibilita que os alunos aprendam todos os níveis de produção dentro de uma grande empresa. “Foi uma experiência extremamente proveitosa, na qual pudemos ver na prática tudo aquilo que estudamos na teoria, como a fabricação de açúcar e etanol, além das várias formas de evitar o desperdício com procedimentos de reutilização da água e do bagaço, que lá é usado como fonte de fornecimento de energia para indústria e, é também, vendida energia para a Cemig, que fornece para toda a cidade de Jaíba. Isto é feito pelo bagaço em conjunto com os tocos de eucalipto, uma forma de não desperdiçar, pois se repararmos, muitas empresas vão à falência por conta do desperdício”, concluiu o estudante.

Greiciely Rodrigues