Através de minicursos propostos pelo professor Ronilson Freitas e pela coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos, Suely Rodrigues, estudantes do ensino médio da Escola Estadual Professor Antônio Canela e Escola Estadual Hamilton Lopes realizaram visita técnica aos Laboratórios de Bromatologia e de Microbiologia do campus JK da Funorte.

A visita faz parte do projeto de extensão “Biotemas na Educação Básica”, que, por meio de parceria entre a Faculdade, a Unimontes e as escolas de educação básica, desenvolvem a capacidade prática dos alunos. Segundo o professor Ronilson, estas atividades são fundamentais para complementar a formação dos estudantes. “É importante que os acadêmicos participem de projetos como este, uma vez que aplicam na prática o conhecimento adquirido em sala de aula, deixando de ser receptor para transmissor de conhecimento. Além de que, durante a realização dessas atividades, é possível ajudar os alunos do Ensino Básico no direcionamento profissional e a experiência dos nossos acadêmicos se torna fundamental para este fim”, destacou o docente.

Tamara é acadêmica do 6º período do curso de Engenharia de Alimentos e auxiliou os alunos durante a realização do processo em que os alunos teriam que determinar o teor de lipídios em amostras alimentícias com o uso de extrator tipo Soxhlet. Ela explica que a troca de aprendizagem é enriquecedora tanto para acadêmicos quanto para os alunos do ensino básico. “Passar para eles um pouco do que a gente aprendeu é muito importante, pois compartilhamos nosso conhecimento e também aprendemos com eles”, frisou.

Wesley Joelson Martins Soares, alunos do 9º ano, falou sobre a experiência que teve durante a atividade. “Onde estudo, temos acesso somente à teoria. Então, visitar o laboratório e realizar estes testes na prática aumenta o nosso aprendizado”, finalizou.

Greiciely Rodrigues