Acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil utilizaram, nesta quarta-feira (13), laboratório de “Ensaios e Materiais” para desenvolvimento da prática de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Segundo o coordenador dos laboratórios das Engenharias Integradas Funorte, José Almeida, estes ambientes são preparados para auxiliar os alunos na execução de pesquisas.

“Os laboratórios da Funorte são primordiais para a realização dos TCC’s dos acadêmicos, que cada vez mais desenvolvem pesquisas experimentais em busca de novas tecnologias e novos materiais. O laboratório de “Ensaios e Materiais”, por exemplo, constantemente é utilizado para a prática de experimentos que visam melhorar as argamassas, a resistência do concreto, o desenvolvimento de novos tijolos, blocos e telhas, o estudo dos solos, além de outros. Portanto, sem os laboratórios estes estudos não seriam possíveis”, destacou o coordenador.

Para o acadêmico do 9º período, Thiago Fernandes, que desenvolve pesquisa relacionada ao emprego das cinzas do cavaco de eucalipto na produção do concreto visando a substituição parcial do cimento, o laboratório é fundamental, pois possibilita que os estudantes façam os testes e que, posteriormente, o material seja descartado de forma consciente e em ambiente correto. “Todas as atividades necessitam de ensaios e processos de moldagem e desmoldagem do concreto e, todos os materiais para a execução, são oferecidos pelo laboratório, o que facilita nossa pesquisa e, por fim, o descarte correto”, concluiu o estudante.

Greiciely Rodrigues