Acadêmicos do 4º período matutino do curso de Engenharia Civil participaram de aula prática, nesta segunda-feira (11). A atividade faz parte da programação da disciplina Topografia I, ministrada pelo professor Flávio Maurício Vieira.

Segundo o docente, foi proposto aos alunos a medição direta de distâncias. Flávio explica a importância desta prática. “Eles estão fazendo o levantamento topográfico da área livre da instituição para fazermos a demarcação do estacionamento. E o desenvolvimento desta atividade é fundamental para a formação dos acadêmicos, pois o engenheiro civil trabalha o tempo todo com medidas diretas”, destacou o professor.

Através da Topografia, determina-se o contorno, dimensão e posição de um espaço limitado da superfície. Assim, esta técnica é responsável por definir a locação do terreno. Para os estudantes da turma, Tadeu Henrique Soares e Eva Christina Dias Vieira, estas aulas preparam o acadêmico para o mercado profissional. “A medida direta é uma necessidade diante de uma obra ou reforma, pois através dela, temos uma noção de onde será locado cada coisa. E praticar ainda na graduação é importante, pois não temos uma medida precisa, assim iremos conviver com erros, que vão nos preparar para a vida profissional”, concluiu os estudantes.

Greiciely Rodrigues