Aconteceu neste sábado (24), uma manhã de ensaios metrológicos, com acadêmicos do 6º período de Engenharia Biomédica na Funorte, no laboratório de Elétrica do campus JK.

O objetivo da atividade foi a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante a disciplina de Instrumentação Médico Hospitalar I, ministrada pela professora e também coordenadora do curso, Laura Adriana Ribeiro Lopes. Os acadêmicos participaram da orientação para que aprendam a garantir a qualidade dos equipamentos de medição, para que estejam funcionando dentro dos padrões corretos, de acordo com a legislação apropriada a cada um deles.

Segundo Laura, “a Engenharia Biomédica lida diretamente com equipamentos que assessoram o diagnóstico e o tratamento de pacientes. Dessa forma, a calibração desses equipamentos é de fundamental importância para a garantia do funcionamento correto. Os alunos tiveram a oportunidade de participar de um mutirão de conferência/calibração dos aparelhos utilizados na aferição de pressão arterial de pacientes, no caso da instituição, são utilizados em ações e atendimentos no espaço saúde, estão disponíveis em laboratórios e são de uso de cursos como Enfermagem, Medicina, entre outros”, explica.

Laura também diz que: “ainda não haviam realizado essa ação, de forma que foi possível através da aquisição da instituição para o departamento das engenharias, o aparelho Handy Press – Analisador de Esfigmomanômetro, da R&D Mediq, que viabiliza a conferência do funcionamento desses aparelhos de pressão. A atividade foi realizada com êxito. Além de conferir, foram feitas emissões de laudos, como um registro dos aparelhos em perfeitas condições, ajustes em alguns, além da retirada dos que não estavam em condições de uso, com isso é garantido que o serviço de assistência prestado ao paciente com esses aparelhos de pressão seja prestado de uma forma segura, pois os equipamentos foram analisados e estão dentro dos padrões de acordo com a legislação que é pertinente para isso”, completa.

Anna Louisa Narciso

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *