Na última quinta-feira, 19 de outubro, acadêmicos do 2º períodos do curso de Enfermagem das Faculdades Funorte e Fasi participaram de ação com pacientes da unidade de Programa da Saúde da Família (PSF) do bairro Bela Vista.
A atividade faz parte do PISEC- Programa de Integração Serviço, Ensino e Comunidade, que visa propiciar ao estudante a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos durante a vida acadêmica, estando ele voltado para a educação, prevenção, pesquisa e assistência individual e coletiva; e a ação foi orientada pela professora, Bruna Meira, que explica o objetivo do projeto.
“A Educação em Saúde é uma das atividades desenvolvidas dentro do PISEC que estimula a prevenção de doenças, a promoção da saúde e o engajamento e participação da população em assuntos relacionados à saúde e qualidade de vida através de ações educativas. Então, seu objetivo é contribuir com a melhora da situação de Saúde e da qualidade de vida da população em geral”, destacou a docente.
Durante o episódio, os alunos realizaram aferição de pressão e medição do nível de glicose no sangue, além de palestras com orientações para manter uma boa saúde e uma apresentação de teatro que retratou os hábitos de uma paciente. Segundo a acadêmica, Priscila Regina Queiroz, o PISEC é importante, pois cria uma integração entre estudantes e comunidade. “É através deste programa que vivenciamos parte do que nossa profissão faz, e parte do conhecimento adquirido em sala de aula é colocado em prática, além de adquirirmos experiência ao vivenciar cada situação”, ressaltou a estudante.
Após as orientações, os pacientes participaram de ginástica laboral e os acadêmicos serviram um café da manhã reforçado e com alimentos saudáveis para incentivar a qualidade de vida.
Greiciely Rodrigues