Momento de reflexão sobre o Outubro Rosa foi realizado na manhã desta quinta-feira por alunos do 8º período de Enfermagem Fasi. A iniciativa partiu de dois acadêmicos, Stella e Júlio, que propuseram uma dinâmica diferente ao tratarem sobre o câncer de mama.  A didática utilizada para abordagem foi um vídeo com cenas de mulheres que passaram pela doença e mostram suas cicatrizes como um novo motivo para viver. A princípio, o objetivo do curta apresentado, foi levar impacto a quem assistia expondo com mais proximidade o que é o câncer.  A sala foi ornamentada pelos estudantes que ainda fizeram cartazes com fases de efeito e incentivo ao autoexame, além das vestimentas em tom de rosa, cor escolhida para simbolizar o mês que previne o câncer de mama.

“Enquanto futuros profissionais da área da saúde, existe um compromisso muito grande agregado a nós. Hoje, pensamos em algo diferente, pedimos um espeço da aula para que pudéssemos trazer algo que impactasse e não somente conceitos e técnicas de prevenção que todos já conhecem. Estamos na semana do outubro rosa e não poderíamos deixar de falar sobre esse assunto, todos da turma colaboraram. O vídeo inicia com imagens fortes, em preto e branco e ao final vai ganhando cor porque é isso que queremos mostrar. Ainda há tempo, o diagnóstico precoce traz mais um chance de vida,”  disse Stella Marys Braga, acadêmica idealizadora da discussão sobre o câncer de mama.

“Não me sinto menos mulher. Me sinto empoderada por ter feito uma escolha.” – Angelina Jolie, atriz que enfrentou o câncer de mama.

Ingrid Neves