Foi realizada no dia 22 de setembro, na Faculdade de Saúde Ibituruna – Fasi, palestra com o tema “Pensamento Crítico e Raciocínio Clínico para o Alcance de Resultados Positivos em Saúde – Processo de Enfermagem” para os acadêmicos do curso de Enfermagem.

A palestra fez parte da programação da Jonafes 2016, organizada pelo Núcleo de Extensão – NEX, e ministrada por Diego Dias de Araújo, Mestre em Enfermagem pela EE/UFMG.

Diego iniciou a discussão com um vídeo que mostrou a rotina de um enfermeiro e, logo após, falou da falta de reconhecimento que este profissional tem diante da população. “Os profissionais são reconhecidos pelo que fazem, mas o que um enfermeiro faz? Não é atribuído um nome, por isso o atendimento deve ser sistematizado para que tenha distinção de outras funções”, relata Diego. E finalizou dizendo que “a Enfermagem é a arte de cuidar e nós precisamos mostrar para a sociedade o que nós fazemos”.

Para o acadêmico do 5º período, Smith Evangelista Caldeira, discutir este tema é importante para que os estudantes entendam que a padronização de métodos é fundamental para organizar a rotina de trabalho. “Todo profissional tem que ter métodos para avaliar um paciente, se necessário ter que reavaliar e facilitar o diagnóstico. O Processo de Enfermagem seria uma melhor qualificação dos métodos para melhor atender às necessidades da população”, afirma o aluno.

Greiciely Rodrigues