Acadêmicos do curso de Enfermagem da Funorte desenvolveram entre os dias 25 e 26 de setembro e 04 e 05 de outubro nas Escolas Estaduais Antonio Canela e Hamilton Lopes, respectivamente, atividades ligadas ao projeto de extensão Biotemas na Educação Básica, da Unimontes. Os estudantes ministraram o minicurso “Primeiros Socorros: o que você pode fazer para ajudar uma vítima” para alunos do ensino médio. O Programa Biotemas busca inserir na educação básica das escolas públicas um espaço de construção coletiva, entre as diversas áreas do ensino superior. Representa ainda para a Educação um momento privilegiado de divulgação e difusão dos conhecimentos acadêmicos, científicos e culturais, além de ser um espaço para a discussão de temas ligados à ciência e à tecnologia.

O objetivo do minicurso foi oferecer conhecimentos básicos de primeiros socorros em casos de parada cardiorrespiratória e obstrução de vias aéreas em adultos e crianças. O minicurso abordou além da exposição oral, momentos de prática, onde os alunos tiveram a oportunidade de aplicarem nos bonecos e nos voluntários os conhecimentos adquiridos.

A professora Jessyca Nayara Pereira Jatobá explica que a construção do projeto partiu do interesse dos próprios acadêmicos, motivados a transmitirem os seus conhecimentos, especialmente nesta temática, para a comunidade externa.

Para a docente, Jannayne Lúcia Câmara Dias: “É fundamental que os acadêmicos estejam inseridos nessas práticas externas para fomentarem a divulgação dos conhecimentos adquiridos na sala de aula e nas suas atividades de estágio”.

Segundo o coordenador da atividade e acadêmico do 10° período: Dardier Mendes Madureira, a atividade foi de extrema importância. “Nesse projeto tivemos a oportunidade de aliar teoria e prática, o que contribui para um melhor aprendizado dos alunos. E conhecimento em primeiros socorros pode representar uma vida salva”, diz. Participaram ainda, os acadêmicos: Kelvyn Mateus Dantas Prates (4º período), Gabriel Antônio Ribeiro Martins (4º período) e Brunna Gonçalves Soares (8º período).