Na manhã desta terça-feira, 18, alunos do 4º período de Enfermagem Fasi participaram de aula prática no laboratório de Procedimentos e Habilidades, sob orientação da professora Sélen Jaqueline Souza Ruas, responsável por ministrar a disciplina “Saúde da mulher e do recém-nascido”.
“O intuito deste momento fora da sala de aula é proporcionar ao acadêmico a experiência do primeiro contato com a criança recém-nascida, com todos os procedimentos que devem ser realizados. É uma aula importante, pois, o aluno vê aqui no laboratório como será o dia a dia em um ambiente hospitalar, além de podermos avaliar as habilidades de cada acadêmico e corrigir o que ainda não está bom”, disse Sélen Jaqueline.
Cristiano da Silva Ribeiro, acadêmico do 4º período de Enfermagem, conta como as praticas laboratoriais complementam as teorias aprendidas em sala de aula. “É uma forma de adquirirmos experiência e colocar em prática todo o conteúdo que nos é ensinado. Aqui o professor se encontra mais próximo e assiste aluno por aluno, diferente da sala de aula que por vezes encontra-se em maior número de pessoas, o que dificulta um contato mais direto entre acadêmico e docente”, explicou.
Os encontros no laboratório são realizados uma vez por semana, um momento de preparação aos futuros enfermeiros que, encontram nas práticas, um meio de sanar duvidas e agregar seus conhecimentos.

Ingrid Neves