Trabalho começou a ser desenvolvido no início do semestre em cada período

Quadra cheia. Rostos ansiosos por uma apresentação de mais uma etapa. Era a conclusão do PISEC, uma integração harmônica entre a formação de recursos humanos em saúde e os serviços assistenciais prestados à população, contribuindo para a reorientação da formação profissional em saúde de acordo com os princípios do SUS.

Criado em 2004 pela professora Cláudia Mendes Campos Versiani, o PISEC tem os seguintes critérios de avaliação: apresentação, conteúdo, relevância, firmeza do acadêmico na fala em público e a participação de todos no evento.

A acadêmica Ellen Caroline Santiago Costa do 5º período, exemplifica o quão essencial é manter esse programa ativo, “O PISEC significa uma parte do conhecimento adquirido em sala de aula colocado em prática. A partir dele é possível cuidar de crianças e de toda a população adquirindo experiência ao vivenciar cada situação.”

Enquanto isso, Isabella Cristina Lopes dos Santos, acadêmica do 1º período, se surpreendeu com o conhecimento obtido a partir do programa e reforçou a importância dele:

“Ele fez com que a gente conhecesse boa parte do que a nossa profissão vai fazer. Quando entramos na faculdade, temos uma visão básica da atuação do enfermeiro. Com esse estágio, temos a oportunidade de traçar o perfil epidemiológico de cada paciente, saber das necessidades e dificuldades de cada um e, também, os riscos da área… isso nos incentiva ainda mais a ser e atuar como esse profissional.”

A apresentação de cada trabalho é feito em formato de banner e sempre há um professor que avalia ali mesmo, na hora e junto com os demais. Contudo, todos os critérios indicados anteriormente são rigorosamente seguidos.

Para a coordenadora do curso de Enfermagem, Leila das Graças Siqueira, o principal objetivo dele é “inserir os acadêmicos, desde o primeiro período, nas práticas de atenção primária à saúde, para que ele já vivencie os campos de estágio e atuação através da Estratégia de Saúde da Família. Cada turma tem um propósito a ser trabalho e partir disso, eles trazem as atividades que foram desenvolvidas e assim, integrar com os demais períodos.”

 

 

 

 

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *