A constituição é fundamental, pois rege a nação e determina os direitos de todos os cidadãos. Assim, os acadêmicos do 2º período do curso de Direito Funorte participaram no dia 18 de outubro, de seminário em que foi feita uma análise histórica das constituições que estiveram em vigor no Brasil. O objetivo foi fazer um apontamento dos aspectos políticos, jurídicos e sociais de cada Constituição.

A docente, Maria Letícia Costa, explica a importância de realizar debates entre os alunos. “O trabalho em questão mostra-se relevante uma vez que proporciona uma reflexão ideológica e demonstra o progresso no tocante ao fortalecimento dos direitos fundamentais”, diz a professora.

Os alunos se caracterizaram conforme a época de cada constituição. O grupo da acadêmica Célia Veloso apresentou a Constituição de 1988, além dela, os alunos Cleide Veloso, Ione Medeiros, Daiane Aguiar, Daniele, Dardiane Machado, Fernanda Mota, Frederico Aquino, Iasmin Facela, Bruna Santos, Thaisa Canabrava e Daniele Souza integraram a equipe.

Segundo Célia “conhecer um pouco da história do nosso país, as normas vigentes,  o que era e o que ainda é mais relevante na época da vigência de cada uma das constituições que fizeram e fazem parte da nossa historia, quais os efeitos que elas produzem, enriquece muito os conhecimentos”, ressalta.

Célia cita ainda que, a fixação de conteúdo é a principal importância desse tipo de atividade, já que os alunos se empenham em aprender. “Outro ponto importante também é vencer suas próprias limitações porque às vezes a timidez e o nervosismo impedem que se faça um bom trabalho. Com esse tipo de atividade o nervosismo é apenas inicial, com o desenrolar da apresentação, o aluno  ganha segurança”, frisou a aluna.

Greiciely Rodrigues