Estudantes do curso de Direito, matutino e noturno, das Faculdades Integradas do Norte de Minas, participaram de seminários com o tema “Karl Marx: a sociedade como práxis humana”, ministrado pela professora Wyara Monteiro. O intuito da atividade foi discutir a sociedade no âmbito da filosofia marxista.

Wyara ressaltou sobre a abordagem do tema e a relevância do debate. “A sociedade como práxis é a ação, a atividade e no sentido que lhe atribui Marx, à atividade livre, universal, criativa, por meio da qual o homem cria e transforma seu mundo humano e histórico e a si mesmo. Por isso, é relevante e necessário para estudantes de Direito adquirir esse conhecimento, pois lidam diretamente com a sociedade”, frisou a docente.

Acadêmico do 1º período matutino, Frederico Willian citou que estes exercícios são de grande importância para o desenvolvimento dos alunos. “Os temas possibilitam que tenhamos um intercâmbio de conhecimentos. E nos faz saber e pensar, de forma inteligente, sobre as relações sociais entre o homem e a sociedade”, ressaltou o estudante, que falou, inclusive a respeito das vantagens que estas apresentações proporcionam aos acadêmicos. “Os debates desenvolvem a característica cognitiva e a desenvoltura perante grandes públicos, fundamentais para o profissional de Direito”, finalizou Willian.

Greiciely Rodrigues