Durante programação da Semana da Biomedicina 2017, que contou com palestras e minicursos entre os dias 16 e 17 de novembro, foi realizada, na última sexta-feira, palestra com o biomédico Rilder Soares Zuquim, com tema “Assessoria Científica, o verdadeiro papel do biomédico na medicina laboratorial- Direcionamento e planejamento de carreira para biomédicos”.
Segundo o palestrante, o principal objetivo é conscientizar os profissionais sobre sua valorização no mercado de trabalho. “Queremos colocar o biomédico onde ele realmente deve estar, ou seja, assessorando cientificamente, tendo uma visão ampla de toda medicina laboratorial, pois nossa área permite isto, que tenhamos conhecimento sobre a endocrinologia, cardiologia, hormônios e outras áreas. E este conhecimento é o que nos dá segurança para auxiliar profissionais da área médica na interpretação clínica dos resultados, já que sem nós, o médico somente suspeitaria da doença. Então, devemos estar à frente dos médicos para ensiná-los e sermos parceiros e não competidores”, frisou o profissional.
Diante da abordagem, a acadêmica Jordana Maria Cardoso, do 8º período, ressaltou sobre a importância da abordagem do tema. “Temos que buscar o nosso espaço no mercado de trabalho, já que esta é uma área nem tanto valorizada, mas fundamental para a área médica. Então, foi uma palestra bastante proveitosa e tivemos a oportunidade de tirar muitas dúvidas com um profissional experiente”, concluiu.

Greiciely Rodrigues

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *