No dia 30 de novembro, foi realizado o Seminário de Projeto Interdisciplinar II, do 3º período do curso de Administração da FUNORTE. A disciplina conduzida pelo professor Marcus Gonçalves Caldeira tem o objetivo de estimular a iniciação científica e o desenvolvimento de competências inerentes à formação do profissional da Administração, por meio da metodologia de projetos e a interdisciplinaridade. “No Projeto Interdisciplinar II, os alunos foram desafiados a analisar o processo administrativo de uma empresa, sob a ótica conceitual das disciplinas ministradas no curso e contempladas no projeto”, explica o docente Marcus.

O evento contou também com a presença da Diretora do Campus São Luís, Ivanilde Queiroz, da Coordenadora do curso de Administração, Denise Maia, do professor André Mori e da representante do SEBRAE, Hebbe Mendes, que ressaltaram a importância da iniciativa para aproximar os acadêmicos da realidade do mercado de trabalho e fortalecer os três pilares da Instituição: Ensino, Pesquisa e Extensão.

Os acadêmicos, organizados em equipes, visitaram empresas locais e, por meio de entrevistas com os proprietários e aplicação de questionários, levantaram um diagnóstico para analisar as atividades de gestão das empresas. As empresas contempladas foram:

Armazém São José II, de Mirabela/MG;

São Gabriel Serviços, de Bocaiúva/MG;

Padaria e Confeitaria Bella Massa, de Montes Claros/MG;

Efigênia Fashion, também de Montes Claros/MG.

Durante a realização do Seminário, os alunos organizaram stands para apresentar os resultados dos projetos, além de uma mostra dos produtos e serviços das empresas analisadas. Os acadêmicos Karine Fernanda da Silvae Felipe Eduardo, do 3º período de Administração, analisaram o processo administrativo da empresa São Gabriel. “Foi uma experiência muito válida, considerando que tivemos a oportunidade de conhecer como é o desenvolvimento da empresa e relacionar com os conceitos aprendidos durante a disciplina”, destaca a acadêmica Karine Fernanda.

O evento contou com a participação dos representantes das empresas que ressaltaram a relevância do projeto para avaliar as suas atividades empresariais, por meio das técnicas desenvolvidas em parceria com os estudantes. Para os estudantes, uma oportunidade para aplicar na prática os conceitos teóricos desenvolvidos no curso de Administração.O Projeto Interdisciplinar é realizado do 2º ao 6º períodos do curso de Administração.