O Conselho Regional de Nutricionistas de Minas Gerais (CRN9-MG) em parceria com a Funorte e Fasi realizou neste sábado, 27, no auditório do campus São Norberto, o Encontro com profissionais e estudantes de Nutrição.

A coordenadora do curso de Nutrição da Fasi, Ilana Gonçalves, abriu o evento e deu boas-vindas aos presentes. “É sempre muito bom estar com vocês e rever os nossos egressos. Aproveitem este evento em parceria com o CRN9. Fico feliz em ver vocês envolvidos com a Nutrição e fortalecendo a profissão. Que hoje iniciemos esta grande celebração em prol do Dia do Nutricionista”, diz

A coordenadora do curso de Nutrição Funorte, Éryka Jovânia, também agradeceu a presença de todos e das integrantes do CRN9. “Aproveitem este momento, que estas palestras sejam de grande valia para todos vocês”.

Para Joyce Andrade Batista, diretora do Conselho de Regional de Nutricionistas de Minas Gerais, esta foi uma manhã muito produtiva, com grandes profissionais que discutiram temas importantes e atuais para a formação e contextualização de todos os presentes.

A primeira palestra do dia foi ministrada pela doutora Denise Carreiro com o tema: “Alergia e intolerância alimentar”, que explicou que são necessários 44 nutrientes para a formação e bom funcionamento celular.

“Precisamos de vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos graxos, água para o bom funcionamento do organismo. Somos formados por mais de 100 trilhões de células e renovamos diariamente 50 milhões delas. Assim, você é o que absorve do que come”, diz.

A especialista alertou que o brasileiro consome 1/3 do total necessário de legumes, frutas e verduras (400gr/dia). “Os alimentos em geral agem em conjunto. A carência de qualquer nutriente essencial, mesmo aquele em quantidades irrisórias, pode determinar a alteração do equilíbrio geral do organismo”, fala Denise.

A doutora afirmou que a população está se alimentando cada vez mais, porém, nutrindo cada vez menos e alertou para os alimentos mais alérgenos, que são: leite de vaca, soja, amendoim, trigo (glúten), ovos, peixes e frutos do mar. Além disso, Denise explicou ainda sobre os tipos de alergia (alimentar, tardia), suas conseqüências e efeitos colaterais.

A segunda palestra, ministrada pela nutricionista Gabrielle Alcântara, discutiu “Estratégias nutricionais na performance esportiva”. A especialista pediu para que os profissionais desta área definam seus pacientes: atletas profissionais, atletas competitivos ou esportistas. A partir disso, Gabrielle explicou as vantagens e desvantagens da utilização dos suplementos alimentares e os perigos dos usos de anabolizantes.

Em comemoração ao Dia do Nutricionista, a Funorte e Fasi realizam ainda, uma série de atividades nos dias 29, 30 e 31 de agosto.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *