Na última sexta-feira (25), acadêmicos dos décimos períodos de Odontologia e Fisioterapia apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso- TCCs, no Campus Amazonas. Dentre os avaliadores estavam professores e coordenadores de curso.

Tawana Costa Prates, estudante de Odontologia, apresentou como tema de seu trabalho Avaliação da resistência da união de pinos de fibra de vidro em raízes reparadas com NPA. “Este meu tema foi escolhido por fazer parte de uma área interessante e abrangente, além de haver escassez de estudos sobre tal”, apesar do nervosismo, a jovem estava totalmente confiante no projeto, que foi feito sob a orientação do professor Rodrigo Dantas.

“A expectativa para estes trabalhos são as melhores possíveis, principalmente devido à excelente formação que os alunos recebem no decorrer do curso. Ao longo das disciplinas são exigidos alguns trabalhos em formatos mais científicos e os resultados, consequência de professores capacitados, são de natureza qualitativa elevada. Muitos trabalhos são inéditos e com poucos estudos na literatura, então eles estão também corroborando para prevalências atuais”, explica Jairo Nascimento, coordenador adjunto do curso de Odontologia.

Kessy Emanuele Souza Fernandes Pinto defende em seu artigo a Avaliação do conhecimento das gestantes sobre as alterações bucais da gestação e para quem acha que os acadêmicos buscam facilidade, Emanuelee Jhenifer Moreira Queiroz, que é sua dupla, desmistificam. “O assunto foi escolhido por ser um desafio, já que o grupo de gestantes é um grupo de difícil acesso, tanto para reuni-las, como para encontrá-las nas Unidades Básicas de Saúde – UBS, pois elas têm medo e receio do tratamento odontológico durante a gravidez”, afirmam.

Lorena Fonseca Braga de Oliveira também é professora e avalia os trabalhos, porém, não só a apresentação, como também a parte escrita, além de orientar os alunos que desenvolvem artigos ligados à saúde pública, pediatria e necessidades especiais. “Eu percebo que a cada dia os alunos estão mais engajados na pesquisa, entusiasmados a querer sair da graduação e fazer um mestrado, então eles se envolvem com o TCC já com a intenção de criar um projeto que os coloquem na pós-graduação”.

Hellen Patriny