Aconteceu na última quinta-feira (29), evento realizado pelos acadêmicos do 8º período de Engenharia Biomédica da Funorte, campus JK. Sob a coordenação do professor Cássio Dantas, a disciplina Engenharia de Reabilitação foi finalizada com apresentação do seminário.

A disciplina tem como foco trabalhar com os alunos todos os tipos de deficiências, acessibilidade, tecnologias assistivas e toda a legislação, alternando teoria e vivência prática com a experiência de situações que se aproximam das condições de deficiências. Segundo o professor Cássio: “os alunos utilizam de cadeiras de rodas, praticam modalidades paralímpicas, andam com olhos vendados e desenvolvem outras atividades. Em seguida são agendadas visitas técnicas às instituições correlatas a cada deficiência estudada, como fábrica de próteses, centros de reabilitação, asilos, instituições de acompanhamento de cegos, entre outras. Esse momento serve para o acadêmico reforçar seu conhecimento teórico e dialogar com os usuários dessas instituições”, explica.

Com a experiência adquirida os alunos têm como desafio desenvolver um equipamento ou uma metodologia de caráter assistivo, que contribua para a melhoria da qualidade de vida desses deficientes ou pessoas com dificuldade de locomoção. Após escolher sua área, o acadêmico deve modelar o equipamento de tecnologia assistiva, T.A.

Cássio ainda frisa que “o objetivo é que o aluno crie ou modele um produto inovador, utilizando os conhecimentos adquiridos na disciplina e além das vivências, tem contato direto com o empreendedorismo e ferramentas de gestão. O encerramento do período é a apresentação do produto para a comunidade acadêmica como resultado da vivência”, explica.

Entre os trabalhos apresentados estão: próteses 3D de baixo custo, modelagem de prótese Mioeletrica, software e aplicativo gerenciador de agendamentos de consultas médicas, colete fixador e alinhador de postura, cadeira de rodas elevatória , dentre outros.

Anna Louisa Narciso