Docente do curso de Medicina Veterinária, Clara de Almeida Mota, realizou aula prática no Hospital Universitário Veterinário Renato Andrade. Na ocasião, o assunto abordado foi a reprodução de cavalos. Segundo ela, foi feita toda parte de avaliação da fêmea, coleta de sêmen do macho, além do processamento para envio ou inseminação artificial. ”O objetivo é capacitar os alunos para que eles possam ter no mercado de trabalho, uma análise crítica deste processo. Esta área vem crescendo e cada dia mais as biotecnologias estão fazendo parte da realidade das fazendas, que visam trabalhar com animais geneticamente superiores, sendo assim o acompanhamento se faz necessário. Além abrir um leque de possibilidades para os acadêmicos, geralmente as dúvidas são sanadas no momento da execução”, afirmou.

A docente explica ainda que a atividade faz parte da disciplina de Fisiopatologia da reprodução e inseminação artificial e acontece duas vezes a cada semestre. O acadêmico do 9° período, João Marques Leite, argumenta que esta foi uma experiência fantástica. ”Na maioria das vezes, todos os estudantes esperam pela aula prática, particularmente, a área da reprodução de animais é a que eu quero trabalhar. Fizemos a coleta do sêmen e agora estamos analisando e examinando a égua, enfim o processo completo”, disse.  Para sua colega de turma, a acadêmica Verônica Sabrina Figueiredo, esta é uma grande oportunidade para todos. ”Praticamente, serve como uma base para nosso futuro profissional, e o Hospital Veterinário da Funorte nos dá todo suporte, o que faz toda a diferença. Possui setores para grandes e pequenos animais, além de fornecer todos os materiais necessários”, concluiu.

Gabriel Mota