Quando o assunto é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) muitos acadêmicos ficam apreensivos por ser uma ferramenta utilizada para avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados.

Neste sentido, acadêmicos do curso de Pedagogia Funorte foram submetidos a avaliações aplicadas em sala de aula além do conteúdo teórico com o objetivo de auxiliar no resultado na hora de realizar o simulado e reforçar o conhecimento e o aprendizado.

“Esse é um trabalho que estamos fazendo desde o ano passado com a turma do 8º período. O sucesso nos resultados é a consequência de todos terem abraçado essa causa, cumprindo todas as etapas e sabendo da importância do resultado para eles e para o curso”, ressalta Rosiene Gomes Pereira, coordenadora do curso de pedagogia.

Ao final das avaliações dos resultados, houve uma premiação para as melhores notas na formação geral e específica, em um pódio de primeiro, segundo e terceiro lugar.

“Fiquei surpresa e não esperava ficar em primeiro lugar, mas ao mesmo tempo me sentia preparada para a avaliação. Além disso, é uma oportunidade de mostrar o nosso aprendizado e a qualidade do ensino que temos, esse resultado é a soma do esforço de todos”, diz Ayeska Tainá Veloso, primeiro lugar geral no simulado.

“Me sinto muito feliz porque essa premiação significa uma vitória pessoal. Eu nunca almejei entrar no ensino superior e agora me destacar dentre tantos alunos de potencial como os meus colegas  é  um grande desafio”, diz  Adriana Lucia Rosa, segundo lugar no simulado.

“Mesmo com todo o preparo, pensamos não ser capazes, mas na hora tudo acontece naturalmente, isso porque estamos capacitados, fiquei muito feliz e lisonjeada”, afirma Thamiris Ferreira Fonseca, terceiro lugar no simulado.

“Essa premiação reflete no esforço de cada um, assim como todas as tentativas que fizemos em relação ao simulado propostos pelo exame nacional, todos se esforçaram para chegar a esse resultado positivo, além disso, é importante frisar que a vitoria é de todos nós, afinal de contas de todos os cursos que irão fazer o ENADE, em novembro, o curso de Pedagogia se destaca nos resultados, o que motivou nossa comemoração.

Gabriele Santos